caso concretos
BACHARELADO EM DIREITO
Thalita Moana Calheira
Psicologia Aplicada ao Estudo do Direito
Direito
SALVADOR – BA
Caso concreto 1
1- Letra C
2- Letra C
3- A psicologia tornou-se ciência no séc. XIX, em 1879, no mesmo ano em que o fisiologista alemão Wilhelm Wundt, divulga para o mundo seus experimentos naturais, feitos em seu primeiro laboratório na Universidade de Leipzig, Alemanha.
Anteriormente a psicologia era estudo e tutela dos Teólogos e dos Filósofos.
Tratava-se de uma abordagem “psico-filósofo”. O objeto de estudo da filosofia era a alma. Para haver a transição da psicologia para a ciência, foi necessário separá-la da filosofia e da teologia. Para isso Wundt escolheu um objeto de estudo específico: A consciência. Depois disso a psicologia começa a criar status e torna-se a Nova Psicologia, ganhando conhecimento científico.
4-O senso-comum: está relacionado ao conhecimento da realidade, ou seja, aquele conhecimento que vamos acumulando no nosso dia a dia, intuitivo, baseado em tentativas e em erros. O senso comum percorre um caminho que vai do hábito à tradição, que passa de geração em geração. Integra o conhecimento humano.
Caso concreto 2
1- Letra A
2- Letra D
3- O desenvolvimento psicossocial na adolescência, descreve a ótica de Erik H.
Erikson, considerada uma das mais influentes na área do desenvolvimento da identidade na adolescência. Baseado na divisão do desenvolvimento por faixa
etária apresentada no texto, pode-se dizer que a predominância da audiência de "reality -shows" por pessoas com idade entre 15 e 25 anos, dá-se pelo fato destes indivíduos encontrarem-se no período do desenvolvimento de definição da identidade, como o de escolha de ocupação e necessidade de interação, aceitação por exemplo, aumentando seu interesse pelo comportamento.
4- Fazendo uma analogiados conceitos propostos, pode-se dizer que se trata de uma questão uma complicada pelo