Caso Concreto
"Considerei a existência de Deus e decidi que há uma boa chance de que ele exista. Se ele realmente existir, deve estar trabalhando em um plano. Portanto, se devo servir a Deus, preciso descobrir o plano e fazer o melhor possível para ajudá-lo em sua execução. Como descobrir o plano? Primeiramente, procurar a raça que Deus escolheu para ser o instrumento divino da futura evolução. Inquestionavelmente, é a raça branca… Devotarei o restante de minha vida ao propósito de Deus e a ajudá-lo a tornar o mundo inglês." (Cecil Rhodes, Colonizador Britânico).
O texto acima evidencia uma forma de pensamento e uma visão de mundo dos europeus típica do século XIX. Indaga-se:
(i) Como eram vistas as sociedades não europeias com as quais os europeus entraram em contato apartir do neocolonialismo no século XIX?
(ii) Qual a forma de pensamento embasava essa visão, e que o papel que esse tipo de pensamento exerceu no contexto em que foi utilizado?
Resposta (i) e (ii):Eram vistas como "inferiores", em razão da influência dos darwinistas sociais, que defendiam a ideia de uma superioridade "natural" dos povos europeus sobre os outros, justificando, assim, aintervenção europeia nesses países, com vistas a levar a "missão civilizadora", eufemismo utilizado para mascarar a conquista e a dominação.
Questão de múltipla escolha:
(UFUB/2010) Selecione as afirmativasque indicam o contexto histórico, social e filosófico que possibilitou a gênese da Sociologia.
I – A Sociologia é um produto das revoluções francesa e industrial e foi uma resposta às novas situaçõescolocadas por estas revoluções.
II – Com o desenvolvimento do industrialismo, o sistema social passou da produção de guerra para a produção das coisas úteis, através da organização da ciência e dasartes.
III – O pensamento filosófico dos séculos XVII e XVIII contribuiu para popularizar os avanços científicos, sendo a Teologia a forma norteadora desse pensamento.
IV - A formação de uma sociedade, que