Caso concreto
Caso 1 – Tema: Os diversos significados da palavra “Direito”.
O direito(1) à vida e à saúde é tutelado no direito(2) brasileiro e cabe ao Estado cuidar da saúde e da assistência pública. Com base nestes argumentos, José teve reconhecido o direito(3) a receber medicamentos do Estado para o tratamento de uma doença que contraíra. Realmente, não parece direito(4) deixar um cidadão direito (5) desassistido. Mas nem sempre foi assim: apenas com o passar do tempo, o estudo do direito (6) reconheceu esses direitos (7) sociais, transformando-os em direito (8). a) Identifique as diversas acepções da palavra “direito” no texto acima, estabelecendo correspondência com os seguintes significados: direito subjetivo, direto objetivo, direito positivo, justo, correto e ciência jurídica. b) Quando nos referimos ao direito de uma pessoa ou de muitas pessoas, estamos nos referindo a que tipo de direito? Conceitue este direito. c) Qual a distinção entre direito e justiça?
a)R-Direito positivo é o conjunto de normas jurídicas em vigor num determinado pais ou comunidade é aplicado pelas autoridades do estado é fruto da vontade da sociedade é a lei em si..
Direito objetivo, é o conjunto de normas qe regem o comportamento humano,prescrevendo uma sansão em caso de sua violação. É a regra social obrigatória imposta a todos, quer seja em forma de lei ou de costumes.
Direito subjetivo, é o direito de agir de acordo com o que a norma jurídica permite..
O direito é comparado a uma ciência como a psicologia..
b)R- direito subjetivo, pode ser entendido como o poder de submeter alguém a um interesse seu