Caso concreto 3
Tal interpretação não está correta, uma vez que se encontram os requisitos para a formação do vínculo empregatício, quais sejam: subordinação, onerosidade, pessoalidade e habitualidade. CASO CONCRETO 2
Luiz Carlos foi contratado como trabalhador rural por uma empresa de pequeno porte, localizada na zona rural, que beneficiava e distribuía leite no âmbito municipal. Luiz Carlos dirigia o caminhão da empresa, fazendo a coleta de leite diretamente nas fazendas da região e levando o produto até a empresa. Ao ser dispensado sem justa causa, Luiz Carlos ajuizou ação trabalhista, pleiteando o seu enquadramento funcional como motorista e, não, como trabalhador rural. Diante do caso apresentado responda fundamentadamente: a) Luiz Carlos terá êxito na ação trabalhista? Justifique indicando os requisitos da relação de emprego e a distinção entre empregado rural e urbano.
Não assiste razão a Manuel, pois é considerado trabalhador rural o motorista que, trabalhando no âmbito de empresa cuja atividade é preponderantemente rural, não enfrenta o trânsito de estradas e cidades. Os requisitos para a formação da relação de empregado rural são: subordinação, onerosidade, pessoalidade e habitualidade. A distinção entre empregado rural e urbano reside no fato de que o serviço prestado por este é de natureza urbana e o daquele de natureza rural.
b) Se Luiz Carlos tivesse sido contratado pelo Sr. Manoel, proprietário de um