Avaliação de politicas públicas:uma revisão teórica de um campo em construção
De um campo em construção
TREVISAN, Andrei Pittol; BELLEN, Hans Michael van.
Revista de Administração Pública
Rio de Janeiro 42 (3): 529-50 maio/jun. 2008.
O artigo tem como objetivo: Este artigo tem por objetivo apresentar uma discussão sobre a avaliação das
Políticas públicas, expondo seus benefícios e agentes envolvidos no processo. Conclui que a avaliação é um instrumento que deve ser utilizado pelo poder público para medir a eficácia de suas ações, visando correções e seu aprimoramento para futuros projetos e programas governamentais.
Outro obletivo e apresenta uma revisão dos principais conceitos e modelos de como formula e analisa as políticas públicas.
Artigo busca, também, discutir as possibilidades de aplica nas diferentes vertentes.
Das teorias para à análise de políticas públicas.
Primeira parte: Política pública no Brasil
Trata da agenda de políticas públicas e suas etapas, onde é abordado o modelo brasileiro de avaliações por Melo, Arretche, Sousa, Reis e Carvalho. Onde discutem os pontos baixios e altos das políticas públicas, e onde deve ser inseridas e abordadas.
Segunda parte: Avaliação de políticas pública
Trata de como avaliar o conceito de valores e méritos, onde as avaliações podem ter problemas tanto para os governantes como para os executores do projeto, como no caso de boa noticia podem ser usados para objetivos próprios.
Terceira parte: Breve histórico sobre a avaliação de políticas públicas
Trata desde o momento em que o setor público acrescenta um aumento desde 1960 a 1990, e a eficiência que fez surgir novas iniciativas para os processos de avaliação.
Quarta parte: Do “estado do campo” de avaliação de políticas públicas
Trata da escassez de estudos e da frágil área do Brasil, com relação a analise de políticas públicas e como elas são mal vistas por representarem muitas promessas e poucas realizações, e onde são usadas essas avaliações: