Caso concreto 2 fundamentos
SÃO LUÍS, 28 DE MARÇO, DE 2014.
CURSO: DIREITO - 1° PERÍODO.
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS.
PROFª: MARISTELA RODRIGUES.
RESUMO: Crash: No Limite.
Crash: No limite, é um filme que ao focalizar o dia-a-dia de uma agitada metrópole como Los Angeles, ora nos choca, ora nos emociona, sempre nos surpreendendo. No decorrer do filme, se mostra o preconceito das pessoas escancaradamente, provocando reações bastante diversas e intrigantes, porém, bem realista no mundo atual globalizado. O filme ressalta os mais variados tipos de preconceito e discriminação de etnias e culturas como brancos, latinos, negros, persas, iranianos, orientais, etc.
O drama de vários grupos de pessoas é mostrado de tal forma que, é extremamente visível e natural a intolerância e o preconceito que se faz presente em nas ações resultando em situações que irão impactar de forma definitiva destas pessoas. Como a base do filme é o preconceito, sendo apartir daí o surgimento da discriminação, que se divide em "aquele que pratica" e "aquele que sofre", no decorrer da história, fica bastante explícito esses momentos que mostra a vida como uma roda gigante, ora em cima, ora em baixo. No filme os atores vivem dois momentos cada um, sendo um momento "bom" e outro "mau".
Os seres humanos estão inseridos nesta sociedade, desumana, cega e surda, porém, somente em partes. Quando a necessidade se faz presente, o individualismo e o egoísmo é deixado de lado. Quando ao contrário, é exposto da forma mais repulsiva suas personalidades egoístas e individualistas. Mostrando que tudo na vida tem seus dois lados.
Por fim, o filme é um retrato real da nossa sociedade contemporânea, pois mostra todos os problemas sociais enfrentados, e como eles são vistos de forma natural e corriqueira. A sociedade atual não escuta os murmúrios dos seres humanos que passam fome, que sentem frio ou que grita por melhores condições de vida.