concreto protendido
ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS
Departamento de Engenharia de Estruturas
Fundamentos do
Concreto
E-Book de apoio para o
Curso de Engenharia Civil
João Bento de Hanai
São Carlos, 2005
Protendido
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS
Departamento de Engenharia de Estruturas
Fundamentos do
Concreto Protendido
E-Book de apoio para o
Curso de Engenharia Civil
João Bento de Hanai
Professor Titular
Departamento de Engenharia de
Estruturas
São Carlos, 2005
Apresentação - i
Apresentação
Mensagem ao Leitor
O objetivo desta publicação é dar suporte às disciplinas que tratam do Concreto
Protendido junto aos cursos de Engenharia Civil.
Pretende-se que o aluno desenvolva a capacidade de entendimento do comportamento geral e dos mecanismos resistentes do concreto protendido, e que isto se torne a base conceitual para projeto, execução e manutenção de obras. Nada mais natural e importante, porque a Tecnologia do Concreto Protendido foi elaborada e continua se desenvolvendo pela engenhosidade dos projetistas e construtores, e se consolida pelo incremento do conhecimento científico e pela experiência acumulada nas realizações.
Procura-se desmitificar o assunto, demonstrando-se que a concepção básica é, na verdade, muito simples e lógica. A partir dela, desenvolve-se a metodologia de dimensionamento e verificação da segurança de elementos estruturais de acordo com as normas brasileiras. O concreto protendido é tratado como uma das formas de concreto estrutural, que abrange o concreto simples, o armado e o protendido, conforme a NBR 6118 Projeto de Estruturas de Concreto/2003, a NBR 14931 Execução de Estruturas de Concreto/2004 e outras normas correlatas.
Busca-se também oferecer informações tecnológicas sobre o campo de aplicação do concreto protendido, descrevendo diversos exemplos e demonstrando as vantagens e inconvenientes de seu uso.
Os Dez Mandamentos do