Caso clinico infantil
R.: Em crianças, as infecções ósseas adquiridas através da corrente sangüínea causam febre e, em alguns casos, dor no osso infeccionado. A área sobre o osso pode apresentar sensibilidade e edema e os movimentos podem causar dor. A dor piora com o movimento e não alivia com o repouso, aplicação de calor ou uso de analgésicos.
A febre, o sinal habitual de uma infecção, freqüentemente está ausente. As infecções ósseas decorrentes de infecções de tecidos moles adjacentes ou de uma invasão direta provocam dor e edema na área sobre o osso. Pode ocorrer a formação de abcessos no tecido circunjacente. Algumas vezes, essas infecções não causam febre e os resultados dos exames de sangue apresentam-se normais. O indivíduo com um membro ou uma prótese articular infeccionada comumente sente uma dor persistente na área. Se a infecção óssea não for tratada com sucesso, o indivíduo pode desenvolver uma osteomielite crônica.
Às vezes, esse tipo de infecção passa despercebido durante muito tempo, não produzindo sintomas durante meses ou anos. Mais comumente, a osteomielite crônica causa dor óssea, infecções recorrentes de tecidos moles localizados sobre o osso e uma secreção purulenta constante ou intermitente através da pele. A drenagem ocorre quando o pus do osso infectado irrompe através da superfície cutânea e forma uma passagem (fístula) do osso até a pele.
2. Defina osteomelite.
R.: Osteomielite é uma infecção óssea caracterizada pela destruição progressiva do osso cortical e cavidade medular. O termo osteomielite não especifica o organismo causador que pode ser bactéria, micobactéria ou fungos nem a origem da doença: piogênica ou granulomatosa. Essa infecção óssea pode ser aguda, subaguda ou crônica.
A osteomielite é uma infecção óssea que a partir do local da origem da infecção dissemina-se para o osso pela corrente sangüínea. O osso pode estar predisposto à