A clínica da gagueira e o livro infantil: considerações a partir de um caso
Polyana Silva de Oliveira**
Silvia Friedman***
The Clinical aproach to stuttering and the story telling books: considetations about a clinical case
La aproximación clinica a la tartamudez y el libro infantil: consideraciones a partir de un caso clínico
* Esse artigo foi elaborado a partir da dissertação de mestrado (PUC-SP/2004) da primeira autora, sob orientação da segunda.
** Polyana S de Oliveira
Fonoaudióloga clínica e educacional. Docente do curso de Fonoaudiologia UNILUS/SantosSP. Mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP. Especialista em Linguagem – CFFª 761/99.
*** Silvia Friedman
Fonoaudióloga clínica. Docente do Curso de Fonoaudiologia da PUC-SP. Doutora em
Psicologia Social pela PUC-SP. Especialista em Linguagem – CFFª 1993/02
A clínica da gagueira e o livro infantil: considerações a partir de um caso1
Resumo
O objetivo deste estudo é descrever e discutir a utilização do livro infantil como instrumento terapêutico na clínica fonoaudiológica da gagueira com crianças. Para isso apoiamo-nos numa concepção de gagueira coerente com uma abordagem clínico - terapêutica centrada no
1
Esse artigo foi elaborado a partir da dissertação de mestrado (PUC-SP/2004) da primeira autora, sob orientação da segunda.
1
sujeito. Com base na concepção de gagueira e de clínica, apresentamos um caso clínico para mostrar como o livro infantil foi utilizado. Constatamos que o uso da história do livro como metáfora da história de fala da criança, ou seja, o deslocamento do significado contido na história do livro para as vivências de fala da criança, permitiu ressignificar o gaguejar como fala não patológica, constituindo-se em sentido singular para o sujeito da pesquisa. As ressignificações reveladas no processo terapêutico mostraram a assertividade do livro infantil como uma estratégia de linguagem para a clínica da gagueira.
Palavras-chave: Clínica