Caso Cli Nico Esteroidais
305 palavras
2 páginas
UNIVERSIDADE POSITIVODISCIPLINA DE FARMACOLOGIA GERAL
Acadêmica: Stephanie Paola Carvalho de Cristo
Professor: Dra. Tatiana Herrerias
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA J.M.R., 62 anos, masculino. Há 30 dias o paciente começou a fazer uso de prednisona 60 mg ao dia em tomada única matinal para tratamento de retinopatia por doença autoimune. Passado um mês de tratamento o paciente retornou á consulta. Da doença básica apresentava discreta melhora, porém queixava-se de fraqueza muscular. Ao exame físico, apresentava a face mais arredondada e a P.A. era de 150/90 mmHg. A predinisona foi mantida no mesmo esquema. Dois meses após, o paciente foi atendido no serviço de emergência com o seguinte quadro: intensa lombociatalgia (rarefação difusa da densidade óssea), glicemia de 160 mg% (VR: até 120), P.A.= 160/110 mmHg. Em face a situação descrita optou-se pela retirada gradual da prednisona. Pergunta-se:
a) Qual o mecanismo de ação da prednisona? Explique a utilização clínica nesse paciente.
O mecanismo de ação dos corticosteroides parece ser por controle da síntese das proteínas, os corticosteroides reagem com os receptores de proteínas no citoplasma das células sensíveis na maioria dos tecidos para formar um complexo receptor esteroide. Foi utilizada no paciente devido a condição inflamatória nos olhos, retinopatia por doença autoimune.
b) Descreva os mecanismos das manifestações apresentadas pelo paciente devido ao uso do corticóide.
Face mais arredonda, aumento da pressão arterial, lombociatalgia e glicemia.
c) Por que a retirada do medicamento foi feita de forma gradual.
Porque ao iniciarmos um tratamento com glicocorticóide, as adrenais deste indivíduo deixam de produzir o cortisol, o que proporciona uma situação de insuficiência que se manifesta principalmente por náuseas, tonteiras, falta de apetite, baixa de glicose no sangue. Torna-se imperativo, portanto, que a suspensão dos medicamentos à base de glicocorticóides aconteça de forma gradual, permitindo