Caso cesio
O secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, se reuniu na manhã desta terça-feira, 18, com representantes de diversos órgãos para discutir o caso do rapaz de 22 anos que foi exposto a uma cápsula de césio 137, material altamente radioativo
O secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, se reuniu na manhã desta terça-feira, 18, com representantes de diversos órgãos para discutir o caso do rapaz de 22 anos que foi exposto a uma cápsula de césio 137, material altamente radioativo. Participaram do encontro técnicos da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Sergipe, além dos coordenadores estaduais das vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, Giselda Melo e Antônio Pádua, respectivamente.
Na reunião, os profissionais informaram ao secretário tudo o que já havia sido apurado sobre o fato. "Não podemos dizer que ele foi contaminado, mas sim exposto à fonte. A cápsula estava num contêiner aberto e caiu por duas vezes seguidas, ocasiões em que o rapaz a colocou de volta no contêiner. Só na terceira queda, quando ele contou a um supervisor o que estava acontecendo, foi informado que se tratava de material radioativo", explicou Pádua, destacando que o Estado se colocou à disposição do jovem e da família para o que for preciso.
Fonte radioativa
O césio 137 é uma fonte radioativa bastante utilizada na indústria. O material é usado nas gamografias, uma espécie de radiografia que faz uso da radiação gama para detectar rachaduras em dutos, conexões e soldas. Na medicina, o césio 137 vem sendo cada vez menos utilizado nas radiografias.
Para esclarecer a sociedade sobre o fato, a Secretaria de Estado da Saúde emitiu a seguinte Nota Técnica sobre o assunto. Leia o texto na íntegra:
“Acidente de Trabalho com Césio 137 em Carmópolis/SE
Sobre o Acidente de Trabalho com Césio 137 ocorrido no canteiro de obras