Caso BB
Aluno: Rafael Fernandes Santos
Código FGV: 329653
Quais características e competências têm sido importantes para o sucesso do BB no Brasil? Quais delas podem ser transferidas para outros países (ou seja, quais delas são valorizadas também em outros países?).
Algumas características e competências são chave para o sucesso do BB no Brasil, dentre as quais podemos salientar as seguintes:
Capilaridade de rede de agências: O modelo de banco de atacado e varejo propiciou ao Banco do Brasil grande crescimento orgânico durante décadas, o caso cita que o BB em 2012 era o maior em total de ativos, incluindo rede de agências e o maior em penetração em cidades. Esta presença fez com que o Banco em um momento de aumento de renda da população “boom” de consumo e expansão de crédito (de 2000 a 2010) tivesse o aparato necessário para capturar oportunidades de mercado em todo o país. Ao mesmo tempo os bancos privados tiveram grande sucesso em processos de fusão e aquisição, investimento em tecnologia e controle de custos e grandes bancos internacionais aproveitaram a onda de consolidação do setor e instalaram suas operações no Brasil.
Intermediação na execução do orçamento federal: O BB teve sucesso no período de crescimento econômico de segurar as principais contas do governo e servir como intermediário na execução do orçamento federal. O período de 200 a 2012 também se caracterizou pelo aumento dos gastos do governo e incentivos do mesmo a diversos setores da economia como agricultura e crédito imobiliário, os bancos nacionais como Caixa e BB também tiveram a competência de aproveitar oportunidades nestes setores e tirar vantagem dessas novas políticas de gastos do governo.
Compliance e administração de riscos em influencias políticas:, o sucesso do sistema de governança interna criado pelo banco, que o poupou de escândalos e lhe permitiu alguns prêmios mundiais de "compliance", como a escolha de "banco mais ético do mundo em 2014" pelo "The Ethisphere