Caso 2 - AIG
“Os bancos de dados em papel são extremamente ineficientes e caros de se manter, muitas vezes contêm dados incorretos, são lentos e dificultam o acesso imediato aos dados” (LAUDON, LAUDON, 2007, p. 140)
“O banco de dados relacional é o tipo de banco de dados mais comum hoje em dia, bancos de dados relacionais organizam os dados em tabelas bidimensionais (denominadas relações) como colunas e linhas, cada tabela contém dados referentes a uma entidade e seus atributos” (LAUDON, LAUDON, 2007, p. 140).
“Uma característica imbatível dos bancos de dados digitais é a capacidade de relacionar rapidamente um conjunto de arquivos a outro” (LAUDON, LAUDON, 2007, p. 140).
“Banco de dados é uma coleção organizada de dados e informações que pode atender às necessidades de muitos sistemas, com um mínimo de duplicação, e que estabelece relações naturais entre dados e informações” (OLIVEIRA, 2002, p.57).
“Sistema de Informações Gerenciais (SIG) é o processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa, proporcionando, ainda, a sustentação administrativa para otimizar os resultados esperados” (OLIVEIRA, 2002, p. 40).
“Os sistemas de informações gerenciais atuam como elementos polarizadores dos eventos empresariais provenientes dos ciclos de atividades,tanto internos como externos á empresa” (OLIVEIRA, 2002, p. 45).
“O processo de administração nas empresas utiliza a informação como apoio ás decisões, através de sistemas informativos que observam requisitos quanto a transmissores e receptores de informações, canais de transmissão, conteúdo das informações, periodicidade das comunicações, bem como processos de conversão das informações em decisões junto a cada um dos centros de responsabilidades (unidades organizacionais da empresa).” (OLIVEIRA, 2002, p.45)
“Dentro do processo