CaseSTIHL

435 palavras 2 páginas
Comportamento Organizacional

Alunos: Lucas Pellin, Marcionei Fritz, Jessé Montes.
Turma: CEX12

Case STIHL

1.Coloque-se como presidente da STIHL. Como você avalia as resistências citadas? Como você apoiaria o RH e os novos gestores no processo? Como você neutralizaria as forças de resistência dos funcionários? Embase suas respostas com referências bibliográficas.

A resistência dos funcionários veio da mudança da cultura familiar para uma cultura de busca de resultados, através de metas pré-estabelecidas. O que antes era confortável e estável para os trabalhadores se tornou preocupante, porque precisariam atender as expectativas da empresa para se manterem empregados. Schein (1998 apud BORTOLOTTI; SOUZA; ANDRADE, 2012) refere-se ao tema de forma clara, mostrando que o problema é algo recorrente dentro das empresas e merece ser abordado com profundidade para que a empresa não fique limitada por essa resistência. O trabalho feito pelo RH foi fundamental, pois fez com que os funcionários se envolvessem mais com a organização, mas seria necessário um treinamento de liderança para todos os gestores da empresa, para que se preparassem antes de começarem as mudanças. Uma alternativa para neutralizar a resistência seria a apresentação da proposta, objetivos, consequências e benefícios do novo processo.

2.Que mudanças culturais você consegue perceber na STIHL ao longo do case? Você nota diferenças culturais na forma de atuação dos brasileiros e da matriz alemã? Pesquise sobre o tema cultura organizacional e compare suas respostas. Pesquise diferenças culturais dos dois países.

No início a STIHL tinha a cultura familiar típica alemã, com base na hierarquia, que levava a lentidão nos processos decisórios e bloqueava a iniciativa das pessoas. Com o passar do tempo surgiu a necessidade de se voltar aos resultados, sempre tentando manter um relacionamento estável com seus colaboradores. Passou também da produção em massa para um modelo lean manufacturing. As diferenças

Relacionados