DICAS DE ORAT RIA
Para falar bem, é preciso dominar o que você vai falar.
Ao entrar em um detalhe, cuidado para que ele seja objeto de esclarecimento e não confusão.
Conquistando o público É no início da apresentação que a adrenalina está no sangue. Considerações gerais: Cumprimente os ouvintes. Conquiste-os, como? Sorria e faça um elogio sincero ao auditório. Reconheça as qualidades da platéia e/ou comportamento do orador. Seja benevolente, pois o torne um amigo favorável. Ponha-se no lugar do público. Informe o tema e as partes do assunto. Demonstre conhecimento e relevância da matéria. Faça um retrospecto ou levante um problema relacionado com que você falará. Apresente a composição com argumentos verdadeiros e concatenados. Concluindo: Recapitule em uma ou duas frases o que acabou de expor; Encerre com informações consistentes que permitam levar a uma reflexão ou ação. Prometa brevidade e use de criatividade. Como regra: anuncie o que vai falar, discorra, e relate sobre o que falou.
O que o orador não deve fazer?
Manifestar falta de conhecimento ou preparo da matéria. Iniciar com palavras desprovidas de objetividade como: bem, bom, aí então, dentre outras.
Firmar posição sobre assunto polêmico. O motivo é que você poderá perder uma boa parcela do público.
Preparar e fazer palestras
O preparo de uma boa apresentação compreende duas fases distintas: - Levantar todos os dados que cercam o evento; e iniciar a elaboração do discurso. O roteiro de um bom planejamento inicial incluíra informações apropriadas às circunstâncias, conforme: - assunto; - os objetivos; e - características do público.
Fazer palestras:
• Introdução.
• Preparação.
• Assunto central.
• Conclusão.
Segundo Cícero, o grande orador romano, “a introdução prepara o ânimo do ouvinte para receber bem o restante do discurso”. O orador deve comportar-se de maneira admirável.
- cuidar da aparência, posto que é o primeiro contato com a platéia;
- conquistar a atenção dos ouvintes; - romper