cases que deram errado marketing de guerrilha
5.1 Contextualizando o universo pesquisado
A pesquisa de campo foi realizada na Escola Estadual Dona Mariana Solis Rosa1, situada na Rua Alves Rosa, 635, Bairro Independência, em Vazante (MG). A Escola Estadual Dona Mariana Solis Rosa pertence à Superintendência Regional de Paracatu (MG), possui 512 alunos, sendo que 204 são dos anos iniciais do Ensino Fundamental e 308, dos anos finais.
A Escola possui uma diretora (Sônia Maria Rosa Paes); uma vice-diretora (Leida Maria de Souza Siqueira); duas especialistas (Mariana Alves Rosa e Maria Aparecida Machado Amorim); 29 professores; uma secretária; três auxiliares de secretaria; duas bibliotecárias; e oito funcionários que atuam em serviços gerais. Em relação aos pesquisados, foram divididos em três grupos: adolescentes, os pais desses adolescentes e professores.
Os adolescentes foram selecionados pelas professoras de Educação Física, com a supervisão da direção da Escola. Essa seleção foi feita de acordo com alunos que apresentam problemas de sobrepeso (trinta alunos) ou de obesidade (cinco alunos). Os alunos pesquisados têm idade entre 10 a 15 anos e cursam da 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental.
O segundo grupo foi formado por 35 adultos pais dos alunos pesquisados.
Os professores, em número de dez, foram escolhidos pela própria pesquisadora, com a anuência da direção da Escola, dentre aqueles que ministravam aulas para os alunos pesquisados.
Quando da transcrição de respostas utilizadas para ilustrar a análise e discussão da pesquisa os nomes dos pesquisados serão preservados; tantos os alunos, como os pais e os professores respondentes serão identificados por números. É também importante ressaltar que as respostas serão transcritas sem nenhum tipo de correção gramatical ou ortográfica
5.2 Perfil e análise dos dados apurados junto aos alunos pesquisados O questionário aplicado aos alunos foi dividido em duas partes. A parte “a” coletou