Case Ultra Gas
Data da Entrega:
04/06/2013
Instituto de Educação Continuada
Curso: Gestão Estratégica de Marketing
Disciplina: Marketing e Estratégia de Relacionamento
Professor: José Chequer Neto
E-mail:
RESPOSTAS CASOS
Caso: COMO DIFERENCIAR UMA COMMODITY
Aluno: Fernando Gualberto Rocha
Marketing 33
Resposta justificada:
1)
O produto GLP , por se tratar de um derivado de petróleo, não possui características diferenciadoras, o que acaba por transformá-lo em uma verdadeira commodity segundo o texto. Entre as várias alternativas disponíveis como fonte de energia autônoma para grandes estabelecimentos, é o mais racional sob todos os pontos de vista.
2)
Uma das razões que impulsionam as organizações a buscarem cada vez mais excelência em serviços/produtos é a competitividade. A competição cada vez mais acirrada entre organizações, nações e blocos econômicos, aliada a um alto grau de exigência de consumidores, exige que, além de se viabilizarem financeiramente, as organizações apresentem qualidade. Já a economia global em que vivemos obriga a cada organização estabelecer novas parcerias e disputar mercado não apenas com organizações vizinhas, mas com o mundo todo.
As estratégias surgem como formas de gestão que irão definir a vida dessas empresas. Estas empresas poderão usar das tres estratégias abaixo segundo Kotler.
A primeira é a estratégia competitiva de custo, na qual a empresa centra seus esforços na busca de eficiência produtiva, na ampliação do volume de produção e na minimização de gastos com propaganda, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento, e tem no preço um dos principais atrativos para o consumidor.
A opção pela estratégia competitiva de diferenciação faz com que a empresa invista mais pesado em imagem, tecnologia, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos, pesquisa de mercado e qualidade, com a finalidade de criar