Case Royal Mile Pub
Os serviços de restaurante, em geral, envolvem longas esperas, pratos frios ou pedidos errados, resultado de um processo que começa quando o garçom anota o pedido de bebida e o encaminha ao balcão. Como sabe que depois somente depois de 5 minutos, a bebida estará disponível, ele atende outros clientes, e volta ao balcão. Caso a bebida não esteja lá, vai até a mesa do cliente, se desculpa e anota o prato, que é escrito em um formulário que é deixado em uma pilha de pedidos, que vai sendo atendida por ordem de recebimento. Às vezes o cozinheiro se atrapalha ou por não entender a letra do garçom, prepara um prato que não foi pedido.
No Royal Mile Pub, graças à computação onipresente realizada por meio de PDAs que estão conectadas por meio de uma rede sem fio, tudo ficou bem mais simples e seguro.
O sistema WI-Fi (wireless fidelity) transmite os pedidos na área do restaurante, que aparecem imediatamente nas telas da cozinha e do bar, dispensando que o garçom fique se deslocando da área de atendimento, o que permite que ele atenda cada pedido com toda a calma e cortesia.
O sistema também se encarrega do fechamento de conta solicitada pelo cliente, receber o pagamento em cartão e integrar todas as informações com: menor incidência de erros e atrasos, melhor controle de estoque e menor custo de folha de pagamento. À medida que os pedidos são transmitidos, as informações são processadas pelo sistema que controla o estoque, permitindo o monitoramento da compra de matérias-prima e identificação do desperdício, o que promove a redução de custo, melhoria do fluxo do processo e gestão de estoque e de pessoal.
O sistema não custou mais do que R$60.000,00 e sua implantação foi rápida e fácil. O tempo de treinamento dos garçons mais experientes não passou de 15 minutos. A implementação do novo sistema aproveitou os sistemas já existentes e toda a infra-estrutura instalada, com uma ligeira ampliação da capacidade de armazenamento de dados, uma