o que é alienação
Daí então passa para a alienação no universo do trabalho. Exemplifica o que é o trabalho-criação, que é quando produzimos algo desde o início, dando forma à matéria-prima e ao final podemos usufruir daquilo que produzimos, é como se agregássemos um valor sentimental à nossa criação.
O oposto é o trabalho-tortura, no qual somos apenas parte de um processo produtivo, fazemos, porém não usufruímos daquilo, não tendo na maioria das vezes nem ideia de como fica o objeto após finalizado, nosso corpo se transforma em extensão das máquinas, é tudo feito automaticamente, sem agregar uma valor sentimental.
Mercadorias dos mais diversos tipos e finalidades podem ser consideradas iguais, pois todas valem dinheiro, todas são fruto do trabalho humano, seja ele manual ou operando uma máquina. E é a partir da quantidade de trabalho agregada que se determina o valor de um produto. O interessante é que a constatação final é que valor é a quantidade de trabalho necessária para se chegar ao produto final; por isso que uma geladeira é bem mais cara que uma almofada, pois dá muito mais trabalho produzi-la.
A partir disso formam-se os preços das mercadorias, que nada mais é que material “in natura” mais trabalho humano, sem contar o lucro que há em cima. O lucro é citado como uma reprodução da força de trabalho humana, exemplo: eu faço meu funcionário trabalhar mais horas por dia, produzindo mais e pago a mesma quantia anterior. Por isso que há essas duas visões de trabalho (criação e tortura), a alienação é clara quando num primeiro momento, você produz, se sente feliz, útil e em seguida, você se vê como apenas parte de todo o processo e seu mísero salário não dá para comprar o fruto da sua produção, ou seja, a mercadoria. Assim é retirada do trabalhador a