CASE PO
Disciplina: Pesquisa Operacional / 2º. Semestre Letivo de 2013
Professor: Joabe Amaral, Msc. – joabe.amaral@gmail.com
Data: 16 de Setembro de 2013
Assunto: CASE
1. Objetivo do CASE
Desenvolver no aluno a capacidade de utilizar as ferramentas técnicas obtidas por meio da Pesquisa Operacional para auxílio no processo de tomada de decisão em problemas logísticos, em busca da maximização de indicadores de qualidade e produtividade de processos mediante restrições operacionais e/ou de relacionadas à cadeia de suprimentos.
2. Teorias Envolvidas
a) Pesquisa Operacional;
b) Simulação;
c) Modelagem;
d) Cadeia de Suprimentos;
e) Análise e Tomada de Decisão;
f) Logística.
3. Descrição do CASE
Dentro das organizações, a logística é considerada uma área essencial, cujo gerenciamento sempre tem em vista atender e satisfazer às necessidades dos clientes os quais pesquisam preços menores e entregas rápidas. Em contrapartida, as organizações buscam menor custo para fabricação, alta produtividade e uma logística eficiente.
Christopher (1997) define a logística como o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas) através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo.
Ballou (2001) especifica como atividades da logística, a gestão dos fluxos de transportes, dos estoques, do processamento de pedidos e do manuseio dos materiais. De acordo com Moura (2008), a escolha correta do equipamento de movimentação e armazenagem de materiais será sempre uma solução para a redução das atividades que não agregam valor às operações produtivas.
Neste contexto, Ballou (1998) apresenta o transporte como o elemento mais importante nos custos logísticos, podendo absorver de um a dois terços deste