Case- Filme Vida de Insetos e Modelos Organizacionais
Aluna: Catharina Fialho
Prof: Adriana Araujo
1. DESCRIÇÃO DO CASO
O presente case tem como objetivo analisar o filme “Vida de Insetos” sob o ponto de vista organizacional. O filme retrata, de forma de divertida, o cotidiano de uma colônia de formigas que trabalham arduamente durante a primavera e o verão para coletar os alimentos que as abastecerá durante o inverno, tendo ainda que dar uma parte para os gafanhotos.
Dentre os personagens principais, está Flick, uma formiguinha criativa e um tanto atrapalhada, que por conta de um descuido seu, coloca todo o formigueiro em risco e se vê obrigada a sair em busca de ajuda para solucionar os problemas da colônia. Tem também, a Rainha, que é a líder do formigueiro; a Princesa Atta, que será a sucessora da Rainha; Hopper, que é o chefe dos gafanhotos e ameaça as formigas; e a trupe circense, que participam de um circo decadente.
Ao sair em busca de ajuda, Flick se depara com a turma do circo, e que por um mal entendido, a formiga acredita que esses são guerreiros e então decide leva-los para a colônia, a fim de consertar o erro que cometeu.
No decorrer do filme, nota-se que a estrutura organizacional do formigueiro e do circo se assemelha aos modelos organizacionais da Administração e que Flick, juntamente com os artistas do circo e as outras formigas, buscam solucionar o problema da colônia com os gafanhotos. Diante do exposto, questiona-se: Qual modelo organizacional do dia a dia administrativo pode ser comparado aos modelos da colônia de formigas e da trupe do circo? A solução adotada pelo formigueiro pra resolver o problema foi eficaz e bem sucedida?
2. IDENTIFICAÇÃO E ANALISE DO CASO
2.1 Descrição das decisões possíveis
● O modelo organizacional da colônia de formigas pode ser comparado ao Modelo Mecanicista.
● O modelo organizacional adotado pela trupe circense pode ser comparado ao Modelo Orgânico.
● O formigueiro conseguiu