Case De Desenho
Nayana Silva Magalhães2
Karina Santana da Costa Freire3 1 DESCRIÇÃO DO CASO
Depois de ter montado um escritório de engenharia os sócios decidiram adequar os serviços as normas para que talvez no futuro fossem contratados por uma multinacional. Decidiram então iniciar pela normatização de todos os desenhos desenvolvidos no escritório: projetos arquitetônicos, estruturais, hidro sanitários e elétricos, colocando dentro dos padrões da ABNT e outros órgãos reguladores.
Foi então que perceberam que nem mesmo os softwares que facilitariam a execução e leitura dos projetos técnicos eles haviam adquirido. Programas como o AutoCAD, que entre tantos, disponibiliza resolver com facilidade problemas complexos de desenho exigindo, ao mesmo tempo, cuidado e precisão ao ingressar e gerenciar dados. Para manusear esses programas precisa-se de profissionais especializados, capacitados e com habilidades para desenvolver os trabalhos gráficos no computador, profissionais esses que não existiam no corpo técnico desse escritório.
As questões que estão em debates são: quais as primeiras providências a serem tomadas? Porque buscar essa padronização, qual sua relevância? Quais as dificuldades encontradas para que esta empresa esteja dentro dos padrões? Quais os órgãos reguladores que serão estudados nessa avaliação e exame?
2 IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO CASO
2.1 Descrição das decisões possíveis Como já mencionado na descrição do caso, para que o escritório tenha qualidade é preciso que primeiro esteja dentro das normas estabelecidas pela ABNT e outros órgãos reguladores e segundo que haja profissionais capacitados para executar os softwares no seu corpo técnico. Desse modo, apresentam-se as seguintes proposições:
a) Relevância da padronização
b) Não relevância da padronização
2.2 Argumentos capazes de fundamentar cada