Casas
O conceito de arquitetura da casa em Puembo, Equador, assinada pelos arquitetos José Maria Saez Vaquero e Daniel Moreno Flores, é bastante peculiar. Oito vigas de aço idênticas, com 18 m de comprimento cada uma, foram instaladas nos eixos X, Y e Z, que normalmente compõem um volume tridimensional. No entanto, em vez de apenas encerrar um espaço interno, a estrutura resultante permanece aberta ao mesmo tempo, projetando-se para o exterior. Ainda sem o resto dos elementos construtivos, essas linhas foram orientadas com a intenção de obter uma massa que se relacionasse bem com o entorno.
O aço suporta dois subsistemas: o de madeira e o de vidro, que completam o modelo espacial. Os planos envidraçados são responsáveis pela vedação, mantendo as peças de madeira distantes das intempéries. Muitas vezes, essas peças são móveis, possibilitando a abertura da casa e, assim, reforçando a relação dos ambientes internos com o exterior. O entorno se faz presente na obra também, através da reflexão. A sua imagem é impressa na casa, com o uso de espelhos-d’água sobre as coberturas metálicas. Desse modo, a arquitetura, tão imponente, se dilui em meio à paisagem.
Fonte: http://casavogue.globo.com/Arquitetura/noticia/2012/11/nada-alem-de-aco-madeira-e-vidro.html
Casa em Concreto
Casa Paraty / Studio MK27 – Marcio Kogan
Duas caixas de concreto aparente repousam engastadas na encosta de uma dessas ilhas; dois prismas modernos por entre as grandes pedras brutas do litoral brasileiro. Os volumes projetam-se para fora da montanha, quase na altura da praia, num balanço de 8 metros. A casa, numa engenhosidade estrutural, equilibra-se na topografia do terreno, construindo um grande vão e um espaço habitável na natureza quase intocada.
Casa de alvenaria
Casa Pinar / MO+G taller de arquitectura
Os materiais e sistemas construtivos existentes como as paredes de alvenaria e pedra extraídas do próprio terreno, as paredes em tijolos