casas bahia
1. HISTÓRICO
A história das casas Bahia começa quando o polonês Samuel Klein decidiu deixar a Europa, depois de vivenciar a Segunda Guerra Mundial. Primeiramente ele foi para a Bolívia em 1951 e no ano seguinte desembarcou com sua família no Brasil, em São Caetano do Sul, quando começou um pequeno negócio.
Cinco anos depois do seu primeiro negócio montado, em 1957, Samuel comprou sua primeira loja, na Avenida Conde Francisco Matarazzo, número 567, no centro de São Caetano do Sul, a qual levou o nome de “Casa Bahia” em homenagem aos imigrantes nordestinos que haviam se mudado para a região em busca de trabalho na indústria automobilística.
Em 1960 ocorreu a inauguração da segunda loja também em São Caetano, agora passando a se chamar “Casas Bahia”. Em 1964 as lojas iniciaram a venda de eletrodomésticos e as lojas seguintes foram inauguradas na região do ABC, nas cidades de Santo André e Mauá.
Em 1970, já com sete lojas, adquiriu o controle acionário da financeira Intervest. Na mesma época houve também a aquisição da rede de lojas Piratininga (no ABC paulista) e a criação do mascote ”Baianinho” e o slogan “Dedicação Total a Você”.
Em 1971, houve a Inauguração da primeira loja em São Paulo, no bairro de Pinheiros e em 1972 a expansão da Casas Bahia para o litoral, adquirindo lojas da cidade e, em São Paulo sua expansão se deu nos bairros de Santo Amaro e Centro.
Já em 1978 a Casas Bahia faz aquisição das fábricas de móveis Bartira e da Fábrica de Móveis Bela Vista, sendo que a Bartira hoje é a maior fábrica do Brasil e da América Latina e uma das maiores do mundo em seu segmento.
Em 1986 o jogador de futebol Pelé torna-se garoto-propaganda da rede. Em 1989 rede Casas Bahia alcança o número de 100 filiais e em 1993 começa-se a expansão para Minas Gerais.
Em 1995 a Casas Bahia Chega ao Rio de Janeiro, isso se deu pela compra da rede Garson, período também que se inicia a expansão para os Estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.
Em