Casan
CARACTERIZAÇÃO DE RESÍDUOS
Efluentes líquidos
Purga do sistema de água de resfriamento
O sistema aberto com circulação de água ou semi – aberto tem como principal característica principal a economia de água no sistema através da recirculação, sendo aquecida em trocadores de calor onde posteriormente será dissipado nas torres de resfriamento e reaproveitado no sistema.
No sistema de torres de resfriamento, a água quente é bombeada para o topo da torre onde é distribuída por tubos sob o material de enchimento interno, chamado de colméia essa colméia espalha a água de forma uniforme por toda a área da torre. Os ventiladores puxam o ar através da água que está caindo na colméia para provocar a evaporação, sendo puxado através das venezianas em fluxo contrário, transversal ou paralelo ao fluxo de água aquecida que cai da torre.
Quanto maior for a mistura entre o ar e a água, mais eficiente será o resfriamento.
Deste processo é gerado a purga que é a água drenada da bacia da torre de resfriamento visando reduzir o acúmulo de poluentes na água circulante.
Purga serve como controlador dos sólidos dissolvidos na água, reduzindo assim a incrustação mineral e corrosão na torre e nos trocadores de calor do processo. A água resultante desse processo é tratada com biocidas que oxida a matéria orgânica dos seres vivos um exemplo simples é o cloro.
Drenagem de água de processo
Os efluentes líquidos gerados pelo processo produtivo podem ser classificados em Não Contaminados e Orgânicos, de acordo com as suas características físico-químicas.
O sistema orgânico coleta efluentes contaminados com compostos orgânicos, tipo drenagem de água de processo e drenagem de tanque.
Descrições resumidas de alguns dos mais comuns efluentes líquidos encontrados na indústria petroquímica são apresentadas a seguir.
Drenagem de tanque
Essa drenagem é considerada contaminada, devido o contato íntimo da