casa
Demanda pode ser conceituada como a quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir. Assim, a demanda constitui-se no mundo real em um desejo, uma vontade. Explicar e prever tal vontade com relação a um produto ou serviço começa com o exame do comportamento do consumidor, pois a demanda total de mercado deste mesmo produto ou serviço é a soma de todas as demandas individuais.
Assim, temos uma relação multivariada, onde muitos fatores simultâneos necessitam de consideração. Tradicionalmente, a teoria da demanda do consumidor irá se concentrar em quatro fatores agindo ao mesmo tempo: preço da mercadoria, preços de outras mercadorias, rendas e gostos. Tal ideia de como formular a demanda nasceu de um conceito um tanto quanto vago, o de "utilidade", onde imaginamos um indivíduo "racional", que consuma respeitando sua renda e os preços de mercados dos vários itens disponíveis.
Estude na Anhanguera: Encontre o curso ideal para você!
Presume-se, dado a uma lógica comportamental deste indivíduo, que ele sempre buscará obter o máximo de satisfação individual em cima do preço que gasta no consumo daquele produto. Para a economia mais tradicional, isto é o chamado axioma da maximização da utilidade.
Estabelecido, ainda que de modo bastante ortodoxo o fator demanda do consumidor, é importante entender que este influenciará por sua vez outro fator, a oferta e seu respectivo movimento. Com isso, as empresas irão buscar uma maior sintonia com as preferências de