Casa velha
- O que, mamãe¿ Isto¿ Redarguiu Capitu, desfazendo as tranças. D. Fortunata chamou-lhe tonta, e disse-me que não fizesse caso, não era nada, maluquices da filha.
O beijo de Capitu fechava-me os lábios e todas as palavras recolheram-se ao coração, murmurando, eis aqui um que não fará grande carreira no mundo, por menos que as emoções o dominem. Assim apanhados pela mãe, éramos dois e contrários. Corri ao meu quarto, peguei dos livros, mas não passei à sala da lição, tinha estremeções, tinha uns esquecimentos em que perdia a consciência de mim e das coisas que me rodeavam, para viver não sei onde nem como. Sentia-os estirados, de repente, sem querer, sem pensar, saiu-me da boca esta palavra de orgulho, Sou homem!
O gosto que isso me deu foi enorme, fiz outros achados mais tarde, nenhum me deslumbrou tanto. A denúncia de José Dias alvoroçara-me, a lição do velho coqueiro também, a vista dos nossos nomes abertos por ela no muro do quintal deu-me grande abalo, nada disso valeu a sensação do beijo. Podiam ser mentira ou ilusão, não era a carne e o sangue dela.
CAP. XXXV
Enfim, peguei dos livros e corri à lição. Tive a ideia de mentir, alegar uma vertigem que me houvesse deitado no chão. Pensei em prometer algumas dezenas de padre-nossos, fui andando, ouvi vozes alegres. Quando entrei na sala, ninguém ralhou comigo. O padre Cabral recebera na véspera um recado do Inter núncio, acabava de ser nomeado protonotário apostólico. O padre Cabral explicou que não era propriamente o cargo da cúria, mas as honras dele. O tamanho do título como que lhe dobrava a magnificência, posto que, para liga-lo ao nome, era demasiado comprido.