casa velha
O abuso e o trafico de medicamentos , em particular aqueles com efeitos psicotrópicos , ultrapassam o consumo de drogas ilícitas.Estes medicamentos usados sem controle medico tem efeitos e já são uma droga de primeira escolha em muitos casos , e não de substituição das substancias proibidas , como a heroína e a cocaína.
Atuação do Medicamento
Os medicamentos alteram os processos dentro das células. A eficácia destes depende da dose (quantidade) e do método de administração. Estas vias incluem: absorção através da pele, injeções nos músculos, nas veias ou intramusculares, inalações ou via oral.
Um tranquilizante de tarja preta é hoje o segundo medicamento mais vendido do Brasil, atrás apenas de uma pílula anticoncepcional. O antidepressivo clonazepam, que vende cerca de quinze milhões de caixas, se estabeleceu como uma pílula para quase tudo: acalma os nervosos, dá sono para quem tem insônia e descontrai os mais preocupados.
Tanto esse quanto outros antidepressivos, ansiolíticos e calmantes viraram moda. Tanto que ninguém tem medo de tomar, nem vergonha de dizer que toma.
No entanto, o abuso desse tipo de medicação controlada tem levado milhares de pessoas para clínicas de desintoxicação.
De acordo com os especialistas, recuperar os dependentes desses remédios é ainda mais difícil do que os viciados em drogas ilegais como crack e cocaína.
Automedicação pode levar ao vício e estimular efeitos colaterais
Quando um medicamento é usado frequentemente, sofre diminuição do seu efeito.
O uso abusivo de medicamentos controlados já supera o consumo somado de heroína, cocaína e ecstasy, segundo relatório apresentado este ano pelo Departamento Internacional de