Casa sustentável
A extração de recursos da natureza é uma atividade muito antiga, baseada na necessidade de sobrevivência do homem e no desenvolvimento da sociedade. A presença de recursos minerais em uma determinada área está associada ao longo histórico geológico da terra. Normalmente os minerais encontram-se agregados a rochas, contudo em alguns casos aparecem em concentrações maiores, possibilitando com isso sua melhor exploração no nível econômico. Quando ocorre essa concentração de minerais, o local fica conhecido como jazida.
No Brasil existe uma grande quantidade de recursos minerais metálicos, esse fator se dá pela grande área territorial (8.547.403 Km2) e pela presença de escudos cristalinos (cerca de 32% do território), locais onde se concentram esses minerais. Os principais minerais encontrados no Brasil são: estanho, minério de ferro, bauxita, manganês, cobre e ouro. Em relação a produção e consumo, no Brasil apresença de minerais apresenta-se assim distribuído:
• Abundantes: minério de ferro, manganês, ouro, estanho, sal, bauxita.
• Suficientes: argila, chumbo, zinco e amianto.
• Carentes: petróleo e carvão mineral.
O Quadrilátero ferrífero localizado no estado de Minas Gerais numa área em torno de 8.000 Km2 compreende as cidades de Sabará, Santa Bárbara, Mariana e Congonhas do Campo. Essa região destaca-se pela produção de minério de ferro no Brasil, abrange cerca de 78% da produção brasileira, voltada aos mercados interno e externo. Destacam-se duas áreas de produção e escoamento do minério:
• As Jazidas do Vale do Rio Doce: destinam-se aos mercados interno e externo, sendo a produção escoada pela E.F. Vitória-Minas (da CVRD) até o porto de Tubarão-ES. As principais empresas que atuam nessa área são: Acesita, Belgo-Mineira, Usiminas (mercado interno) e CVRD (mercado externo).
• As Jazidas do Vale do Paraopebas: também voltadas ao mercado interno e externo e cuja produção é escoada pela E.F. Vitória-Minas até o porto de Tubarão e pela E.F Central