Casa sustentavel
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA DA FUMEC
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
Gestão Ambiental: Casa Sustentável
Flávia Gonçalves Generoso
Yasmin Lara
Belo Horizonte
Abril - 2014
Introdução:
Uma construção sustentável não se basta no uso de tecnologias para reduzir custos de energia e agua por exemplo. A sustentabilidade vem na intenção de difundir maneiras de construir com menos impacto ambiental e maiores ganhos sociais, sem ser inviável economicamente. Alguns métodos como a utilização de matérias ecológicos, aproveitamento da luz do sol, da água da chuva, do vento, são de extrema importância e já estão na natureza, de graça, para ter maior aproveitamento. Até mesmo pequenas ações do dia-a-dia influenciam em uma casa sustentável, a reciclagem do lixo, reaproveitamento de materiais, água e até mesmo a escolha de cores pode influenciar no conforto e bem estar do espaço.
Devido a isto elaboramos uma casa em que estas questões foram pensadas. São estratégias que fazem bem para a saúde, para o bolso e para o planeta.
Métodos Aplicados:
Construção modular com uso de tijolos de solo-cimento:
Consiste na mistura de solo arenoso, cimento e água. Produzido sem o processo da queima, evita o desmatamento e, consequentimente, a poluição do ar. Elimina a quebra de paredes e o desperdicio materiais.
Aquecimento solar:
Esse sistema tendo como o sol a fonte geradora da energia, proporciona ganho s ao meio ambiente, uma vez que o sol é uma fonte de energia renovéavel, limpa e gratuita. Para cada metro quadrado de coletor solar pode ser evitada a inundação de 56 m² de terras férteis .
Captação e reutilização da água da chuva:
Para controle e redução do consumo de água, foi implantado um sistema de captação de água da chuva para reaproveitamento em atividades onde se utiliza água não