casa pvc
O sistema construtivo de painéis estruturais de PVC preenchidos com concreto foi desenvolvido para a construção de obras de arquitetura e engenharia, sendo adequado a diversas tipologias de projeto e constituindo uma alternativa para moradias horizontais unifamiliares do segmento econômico (figura 1). É composto por diferentes perfis modulares vazados de PVC, acoplados entre si por meio de encaixes "fêmea e fêmea" unidos por perfis "chaveta", e posteriormente preenchidos com concreto, produzindo paredes e divisórias resistentes para construção de edificações. A tecnologia é indicada para a produção de paredes estruturais para casas isoladas ou geminadas, térreas ou assobradadas, podendo ser adotada em qualquer uma das oito zonas bioclimáticas brasileiras.
Características
A montagem do sistema construtivo dispensa o uso de equipamentos pesados, como guindaste, e ferramentas especiais. Conforme avaliações realizadas por uma Instituição Técnica Avaliadora credenciada pelo Sistema Nacional de Avaliações Técnicas (Sinat), os painéis de PVC usados no sistema atendem às condições de conforto térmico e acústico e segurança contra o fogo, são resistentes à ação de fungos, à maioria dos agentes químicos e às intempéries, reduzindo a necessidade de manutenção das paredes. Permitem ampliações após a entrega do imóvel e também a aplicação de revestimentos diversos, tais como cerâmica, texturas, reboco, massa corrida ou pintura. O sistema atende aos rerequisitos da norma NBR 15.575:2013 Edificações Habitacionais - Desempenho e às exigências dos principais programas habitacionais brasileiros.
Tomando-se como referência a execução de uma casa de 43 m² construída com esse sistema construtivo, a produtividade estimada é de 2,41 Hh/m², com um prazo de execução de 12,9 dias. Os painéis de uma casa, por exemplo, podem ser montados e travados por quatro pessoas em apenas um dia de