Casa planta
Ano Projeto:2008
Área construída:800 m²
Área do terreno:40000 m²
Localização:Angra dos Reis, Brasil
-Este projeto buscou inspiração em arquiteturas brasileiras indígenas, fruto de climas quentes e úmidos como o local da casa,
Angra dos Reis, Rio de
Janeiro.
- A cobertura funciona como uma grande folha que protege do sol todos os cômodos da casa, assim como os espaços livres entre eles.
-Esses espaços livres representam a essência do projeto, e como não poderia deixar de ser, são os espaços mais interessantes e mais utilizados pelas pessoas que frequentam a casa.
-Todas as superfícies de acabamento da casa, exceção feita ao vidro e ao cobre patinado, são naturais:
Ardósia ferrugem em tiras, madeira natural, madeira de cruzeta de poste no piso do térreo, e tramas de bambu.
-O uso destes materiais naturais, do vidro e do cobre patinado, que adquire um tom esverdeado e tem vida útil muito longa, e a estética orgânica rica em detalhes como diferentes ritmos e texturas, provocou um fato interessante: A sensação de que a casa, nova em folha, parecer estar ali desde sempre, em grande harmonia com a natureza exuberante de Angra. A sensação de pertencer ao lugar.
-Planta baixa primeiro pavimento
-Planta baixa segundo pavimento
-As áreas sociais da residência tem em um pé direito muito alto,indo de 3 a
9 metros e permite que o vento venha frontalmente do mar em direção e através da casa,provendo todas as áreas da casa,abertas ou fechadas ventilação e resfriamento passivo.
-Com o primeiro andar quase totalmente aberto ao vento marinho, o arcondicionado nos quartos superiores quase nunca é usado.
- Ecoeficiência ‘lowtech - maior aproveitamento possível dos recursos que o ambiente tem para oferecer. Mas o esforço em prol da sustentabilidade não para por aí. Estendese aos materiais usados para tornar a obra ainda mais ambientalmente correta.