casa me
Acadêmico: Rafael Grandes
Disciplina: saúde coletiva
Turma: Enfermagem noturna Atividade sobre SUS e ESF
1 ) A primeira dificuldade encontrada são as barreiras relacionadas a distância, são as barreiras no trajeto o que o usuário do sistema diz ter dificuldades de locomoção. Terceira dificuldade, dificuldade de marcar a consulta, o sistema não da conta de atender a população devido ao grande número de pessoas registradas.
Outro aspecto destacado negativamente pelos usuários foi o atendimento de urgência, o serviço de saúde em situação de sofrimento agudo e, quando a unidade básica não responde às suas necessidades, desembocam nos serviços de pronto atendimento e pronto-socorro.
“A doutora fica na sala e demora muito a atender a gente. [...]” (usuária 4, adulta, frequentadora, equipe A). Conforme explicado no texto isso de deve as laboratórios conveniados, por demorar na entrega dos resultados.
“Isso é importante porque se a gente tem unidade básica com profissional que atende aquele usuário , e quer dar continuidade , a gente precisa desse retorno. Então esse usuário se perde”. A continuidade do cuidado, em outro nível da atenção, quando as tecnologias disponíveis no nível básico já não respondem às necessidades dos usuários, não desresponsabiliza a equipe de saúde à qual os mesmos estão vinculados.
2) Dificuldades encontradas na área da saúde em Jaraguá do sul:
- Igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie;
- A ordenação da formação de recursos humanos na área de saúde
- O controle e a fiscalização de serviços, produtos e substâncias de interesse para a saúde;
- Avaliação do impacto que as tecnologias provocam á saúde;
- Direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde;
- Participação da comunidade;
- Realizar pesquisas e estudos na área de saúde;
- Valorização da dedicação exclusiva aos serviços do Sistema Único de Saúde-SUS.