casa de maria
A Casa de Maria foi fundada em 1990, com o objetivo inicial de funcionar como um ambulatório onde seriam prestados serviços de acolhimento, aconselhamento, triagem, para pessoas dependentes do álcool e das drogas, e logo em seguida foi criado um Recanto Amigo, para pessoas com HIV/AIDS.
Com todo esse drama social vivenciado pelas famílias com problemas de álcool e drogas, foi criado em Londrina, no ano de 2000, o projeto Arte de Viver, que abriga crianças vítimas de maus tratos, filhos de pais alcoolistas e dependentes químicos.
Hoje o abrigo cuida de mais de trinta crianças, que vive em três unidades separadas por idade, essas crianças ficam aos cuidados da Mãe Social.
Essas crianças moram no abrigo até os pais se recuperarem e terem condições de cuidar delas de novo, ou se eles não se recuperarem, o abrigo entra em contato com outros familiares para ver se alguém aceita ficar com a criança, se isso não acontecer, as crianças então são acompanhadas para a adoção. Mas muitas delas conseguem voltar a morar com seus familiares.
O projeto está sendo realizado no Abrigo Arte de Viver, pois se trata um trabalho da disciplina de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, e porque as crianças são carentes.
A instituição foi escolhida pelo grupo, porque essas crianças vivem sem seus pais e com a dura realidade de não saber para onde elas vão ou com quem vão ficar.
Assim aumentando a vontade do grupo, em proporcionar um dia deferente para elas.
O abrigo é funciona em uma casa com três quartos, cada quarto com duas a três beliches, divididos para meninos e meninas, com um refeitório, uma sala com televisão e dois banheiros também separados. Possui um quintal para as crianças brincarem.
A unidade três está localizada na Rua Deputado Nilson Ribas, 996, em Londrina, Paraná.
O abrigo atende crianças de 0 a 18 anos, na unidade três, estão crianças de 4 a 14 anos.
E tem como coordenadora a assistente social Uani Rocha Barbosa.