Casa De Caridade Maria Franc Projeto De Leitura
Casa de Caridade Maria Franc
Projeto de Leitura e Contação de Histórias
1. JUSTIFICATIVA
Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem.
Neste sentido pensamos ser pertinente propiciar aos nossos Grupos de Estudos da Casa de Caridade Maria Franc, momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. A leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização. Sabemos que, do hábito de leitura dependem outros elos no processo de educação. Sem ler, não desenvolvemos a pesquisa, temos dificuldades para resumir, para resgatar a idéia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se.
Através da leitura de várias obras, iremos enriquecer de exemplos os nossos estudos: Do Livro dos Médiuns, do Livro dos Espíritos...e ampliaremos as discussões de forma interativa a respeito dos assuntos estudados.
O Projeto de Leitura tem também como justificativa, o encantar o próximo, através das várias expressões artísticas. Lendo, vibramos e vibrando encantamos os nossos amigos, motivando-os com as produções e releituras que venham surgir a transformarem-se em leitores também.
Diz um conto coreano chamado “Espíritos Libertos”:
Um menino coreano gostava muito de ouvir histórias, mas, em vez de contá-las para os outros, guardava-as para si, do mesmo jeito que um avarento esconde suas moedas. Toda vez que escutava uma história nova, prendia seu espírito numa bolsa velha, que logo estava estourando de cheia.
O tempo passou, e o menino virou homem. No dia em que ia se casar, seu criado ouviu vozes murmurando na