Casa Batló
Nome e localização do caso em observação
Casa Batló, na avenidade Passeig de Gràcia em Barcelona.
Dono de obra ou encomendador
Em 1900 Josep Batló Casanovas, proprietário do edifício contratou Antoni Gaudí para projectar um novo edifício para o local, no entanto este mudou de ideias e optou apenas por reformular o edifício já existente na avenida Passeig de Gràcia em Barcelona.
Datas do plano ou projecto e eventual construção
O projecto de reformulação foi iniciado em Outubro de 1904, e a construção ocorreu entre esse mesmo ano e 1907.
Arquitecto (s) e respectivas equipas de plano ou projecto
Antoni Gaudí contou com a colaboração dos seus ajudantes Domènec Sugrañes, Josep Canaleta e Joan Rubió. Os construtores envolvidos foram Jaume e Josep Bayó i Font. Obteve ainda os ferros dos irmãos Lluís y Josep Badia i Miarnau, os azulejos de Pujol & Baucis, a vidraçaria de Sebastià Ribó e a carpintaria de Casas & Bardés.
Breve descrição geral:
A meu ver, trata-se de uma das intervenções mais radicais de Gaudí, que não hesitou em refazer toda a fachada principal do edifício, com formas fluentes, ondulações, envidraçado que brilha com diferentes intensidades devido à posição do sol, e ainda a utilização de discos de cerâmica.
O edifício possui o porão, o andar térreo, 5 andares e ainda sótãos.
“Do primeiro andar, também designado como andar principal foi concebido para moradia dos proprietários, sobressai uma sacada em forma de tribuna de grandes dimensões, com formas ósseas e naturalistas, na qual foi incluído um janelão que permite a sua abertura total para o exterior.
Guadí modificou também os pátios interiores do antigo edifício, ampliando-os para facilitar a passagem do ar e da luz, que é filtrada por uma grande clarabóia central. A gradação das cores assim como o tamanho das janelas correspondem ao desejo de Gaudí de controlar a entrada de luz no edifício.
A fachada de trás também foi reformada, tem sacadas amplas