Casa BASF
São Paulo
2014
SUMÁRIO
Relatório 3
Conclusão 4
RELATÓRIO
Dia da visita: 15/04/2014
Endereço: Av. Professor Vicente Rao, 1195
Inauguração: maio de 2013
A CasaE é a primeira casa de eficiência energética do Brasil, foi feita pela BASF com ajuda de alguns parceiros. De origem alemã a BASF é uma indústria química que está a quase 100 anos no Brasil.
A CasaE foi feita com o intuito de ser um portfólio vivo que representa sustentabilidade e economia. Seu Objetivo é mostrar o que há de mais moderno em técnicas e produtos em construções civis.
Um dos destaques dessa obra, é a sua estrutura que é feita de poliestireno expandido feito pela própria BASF, conseguindo assim, ter um grande isolamento térmico que economiza 70% de energia usada em uma casa padrão. Essa estrutura também economiza no custo e sua durabilidade é a mesma que de uma estrutura de concreto.
Existem nove casas da BASF no mundo inteiro (a primeira feita na América do sul foi na Argentina), mas no Brasil foi a primeira feita em um clima tropical. Logo, foi um desafio trazer diferentes inovações para este país, com a mesma funcionalidade.
O investimento total na casa foi de 3 milhões de reais. Nesse valor, é contado o preço do terreno, o preço da importação dos materiais usados, que ainda não são produzidos no Brasil, e o preço de trazer mão-de-obra qualificada e especializada para manipular esses mesmos materiais.
No quesito acústica, a casa contém um tipo de piso em algumas áreas da casa, como por exemplo o auditório, que fazem com que quando uma pessoa ande por este local, não faça muito barulho. Também existe espumas especiais que dão um conforto acústico e também mantém a temperatura da casa estável. Tornando a casa quente no inverno e fria no verão.
A tinta Suvinil, marca da BASF, também é usada em móveis, como por exemplo na geladeira da cozinha, que foi pintada