Carvão
PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL
Itapeva 2010
DANILO SOARES GALDINO KARINA ARAKAKI HIGUTI VINICIUS HEBERT ROSOLEM VINICIUS MASSAMI RIBEIRO NONOSE
PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL
Trabalho apresentado à Faculdade de Engenharia do Campus de Itapeva, Universidade Estadual Paulista, como quesito para avaliação na matéria de Aproveitamento de Resíduos da Madeira.
Professora Orientadora: Drª. Cristiane Inácio de Campos
Itapeva 2010
ii
RESUMO
O Brasil é o maior produtor de carvão vegetal do mundo, e também o maior consumidor. Neste trabalho iremos relatar a teoria da carbonização e os meios que podemos realizar esse processo de forma industrial, em larga escala. A forma industrial mais utilizada no Brasil chama-se “rabo-quente”. O ponto mais importante deste trabalho é a produção de carvão vegetal visando a gestão de resíduos, ou seja, gerar a menor quantidade possível de resíduos durante o processo de carbonização da madeira e também fazer esse processo utilizando resíduos de outros processamentos da madeira como matéria-prima.
PALAVRAS-CHAVE: Aproveitamento, Resíduos, Madeira, Carvão Vegetal Carbonização.
iii
SUMÁRIO RESUMO ..................................................................................................................................... iii SUMÁRIO .................................................................................................................................. iv LISTA DE FIGURAS ................................................................................................................ vi LISTA DE TABELAS............................................................................................................... vii 1. INTRODUÇÃO ....................................................................................................................... 8 1.1 Biomassa