Carvão mineral
1º Seu preço de extração mais baixo comparado a outros recursos como petroléo e o gás natural.
2º Seu alto rendimento no aquecimento de caldeiras. (caldeiras = recipiente que produz vapor).
3º Fácil manipulação na produção de energia térmica que depois convertida em elétrica ou outra “termelétricas".(Quando queimado, seu vapor aciona as turbinas instaladas nas usinas = esse movimento gera a eletricidade).
4º Material abundande na natureza. (para produzir plástico, alcatrão, fertilizante e auxiliar no derretimento do minério de ferro para a fabricação do aço “siderúrgico".)
Mas a carvão não polui a Terra?
*Algumas tecnologias permitem a redução da emissão de poluentes gerada pela queima do carvão: 1*: Uma delas é a lavagem de carvão, que mistura o carvão triturado a um líquido, separando as impurezas.
2*: Outra técnica o dióxido de enxofre uma das maiores causas da chuva ácida, é retirado.
3*: Também já é possível a redução de óxidos de nitrogênio, uma das causas do ozônio no nível do chão. (ozônio ruim) [estratosfera ozônio boa absorve UV]
4*: Outras tecnologias permitem o bombeamento do gás carbônico para o subsolo pelas usinas termelétricas. Há três alternativas para essa técnica: 1ª: o lançamento do gás em minas de carvão expulsando o gás metano (que, por sua vez, pode ser usado como combustível pela usina); 2º: em minas de água salgada imprópria para consumo humano; 3º: para reservas de petróleo, facilitando na extração do combustível.
*A principal base para a industrialização do mundo foi o carvão