CARVALHO Rafael Virg Lio A CRISE DA POLIS MIGRA ES DE SABERES E A TRANSFORMA O DO ETHOS POL TICO NO JARDIM
5082 palavras
21 páginas
A “CRISE DA POLIS”, MIGRAÇÕES DE SABERES E A TRANSFORMAÇÃO DO ETHOS POLÍTICO NO JARDIMO último terço do século IV a.C. para as cidades gregas foi um período de intensas lutas, não apenas no aspecto belicoso, mas, principalmente, nas relações tanto internas como externas das poleis, ocasionando transformações que mudaram a fisionomia dessa civilização, perdendo, para muitos, o brilho que existira em seu passado.
A opinião comum dos estudiosos constata que esse período, que vinga na Grécia com domínio do reino da Macedônia, foi marcado pela crise da polis em sua forma clássica. A polis da época de Péricles, século V, tinha o significado de comunidade que governa a si própria, não conotava nenhuma forma especifica de governo – democracia, oligarquia ou tirania – e nem um local determinado, era o conjunto de cidadãos que debatiam problemas comuns e tendiam sempre a auto-suficiência (FINLEY, 1963:47-49). Entretanto, a crise dessa instituição remonta a muito antes do episódio de Queronéia, quando Felipe II da Macedônia subjugou definitivamente toda a Grécia.
Platão (428-347 a.C.) por volta da primeira metade do século IV já combatera exaustivamente os sintomas dessa crise. O filósofo, do alto de seu pensamento aristocrático, lutara como poucos para preservar as tradições que garantiam o fundamento da polis, ou seja, a comunhão entre seus cidadãos. O uso que Platão pretendera fazer da religiosidade grega conjuntamente com o seu ideal de “Bem” objetivava assegurar a essa comunidade a integridade de sua unidade (GOLDSCHMIDT, 1963:116). Tal unidade estava vinculada à autonomia política, tanto nos assuntos internos como nos externos, que os indivíduos reunidos por essa instituição possuíam. Autonomia que começou a ser abalada com a eclosão da Guerra do Peloponeso (431-404 a.C.) e agravada com os posteriores conflitos endêmicos conseqüentes das rivalidades acentuadas por essa peleja.
Além do desgaste que esses inúmeros conflitos ocasionaram à polis, outros importantes