Cartão de Débito
O cartão de débito é diferente do cartão de crédito, que é um produto para pagamento no futuro.
Quando você abre uma conta corrente ou de poupança, automaticamente recebe um cartão de débito. Com ele, é possível acessar os caixas eletrônicos do banco que você tem conta, fazer saques, depósitos, extratos, consultas e transferências, entre muitos outros serviços.
Pode também comprar em muitos lugares, apresentando-o em qualquer estabelecimento comercial que aceite este meio de pagamento, você digita sua senha e o valor da compra será deduzido diretamente de sua conta corrente ou de poupança.
Uma das principais funções desse cartão é a possibilidade de fazer pagamentos de forma rápida, segura e sem tarifas. Essa função pode substituir o uso de dinheiro ou cheque porque geralmente é aceita em vários tipos de comércio – seja padaria, supermercado, posto de combustível e muitos outros lugares.
Os cartões de débito retiram automaticamente (ou dentro de poucos dias) o dinheiro da conta corrente - como se você estivesse sacando aquela quantia em dinheiro. Por não existir período de carência para uma compra com cartão de débito, é preciso que você tenha na conta o dinheiro para cobrir a transação.
Apesar de o cartão de débito ser diferente do cartão de crédito (um produto para pagamento a prazo) é possível “pré-datar” as compras. Essa função depende do cartão de débito que você escolheu. Ainda pouco divulgado, parcelamento no cartão de débito é oferecido como uma alternativa para obtenção de crédito rápido. Alguns bancos, como Bradesco e Itaú, oferecem o recurso por meio do limite de crédito pessoal do cliente, o mesmo limite que aparece no caixa de autoatendimento ou no extrato no internet banking.
O consumidor pode fazer a simulação de quanto irá pagar na própria máquina do cartão em qualquer estabelecimento comercial. Com esse teste é possível saber o valor das parcelas, mas o recomendável é se informar com o banco