Cartografia
Cartografia: ciência ou arte?
Cartografia: "Conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas, baseado nos resultados de observações diretas ou de analise de documentação, com vistas à elaboração e preparação de cartas, planos e outras formas de expressão, bem como sua utilização”. Pode-se perceber que nesta definição tanto ciência como arte fazem parte das atividades que dizem respeito à cartografia. Ciência porque se constitui num campo de atividade humana que requer desenvolvimento de conhecimentos especifico, aplicação sistemática de operações de campo e de laboratórios, planejamento dessas operações, metodologia de trabalho, aplicação de técnicas e de conhecimento de outras ciências, tudo com vistas à obtenção de um documento de caráter altamente técnico (o mapa), objetivando representar os aspecto naturais e artificiais da superfície terrestre, de outros astros ou mesmo do céu. Enfim, a organização do espaço, seja ele terrestre ou não, é mostrada por meio de mapas, os quais resultam de uma serie de operações que fazem parte de um campo definido de atividade humana: a Cartografia.
Afinal, Cartografia é ciência ou arte? Sendo ou não, o fato é que não se pode negar relevância para a sociedade em geral, tendo em vista o amplo uso que grande parte da população faz dos produtos cartográficos. Por outro lado, é incontestável que tanto ciência como arte estão manifestadas em todo trabalho cartográfico. Ser ou não ciência ou arte, a nosso ver, parece irrelevante, se considerarmos a grande utilidade que a cartografia sempre representou em todas as sociedades, desde as épocas mais antigas, e, muito principalmente, pelo papel exercido no mundo moderno, quando chega a ser praticamente indispensável como auxiliar nos mais variados campos do conhecimento humano.
Capítulo 2
Um pouco da história dos mapas
Desde épocas bastante remotas, o homem vem utilizando-se da confecção de mapas como meio de armazenamentos de conhecimentos sobre a