Cartografia na bordagem tematica
A cartografia não é estudada na sua devida importância, series iniciais, ou seja, as crianças de 5 a 7 anos começam a desenvolver noções espaciais topológicas é nesse momento em que deveria ser introduzido o estudo da cartografia para auxilia-las na sua primeiras leituras espaciais, ao ambiente em que vivem. Iniciando um novo método de estudo diferenciado como por exemplo como se localizar, desenhar o espaço em que vivem, sua casa, seu trajeto a escola e lugares públicos, tudo o que há em seu cotidiano e alem disso aprimorar o seu raciocínio lógico. Em um texto lido em sala de aula nos foi apresentado uma dinâmica feita pela professora relata que as crianças aprende muito mais através de jogos, desenhos, cartazes entre outras formas coloridas, para que seja fixada a pratica da alfabetização cartográfica.
Professores formados em geografia afirmam que os mesmo encontram dificuldades em explicar a cartografia e os mapas geográficos. Diante dessa problemática, professores do estado da Bahia se reuniram para fazer uma analise de qual melhor maneira de trabalhar a geografia com os alunos, demonstraram preocupação com ensino aprendizagem com as matérias trabalhadas, alguns professores estão buscando alternativas para o processo de aprendizagem geográfica com o intuito de ter uma construção de conhecimentos conceitos/noções junto aos educando fazendo com que o aluno não mais memorize e sim crie uma visão geográfica que ultrapasse a sala de aula e comece a fazer parte do dia a dia do aluno.
O mapa sempre esteve ligado à arte de representar o espaço. Neste sentido, o homem desde suas origens, necessitou dos conhecimentos cartográficos, mesmo sem o domínio das técnicas de mapeamento que atualmente conhecemos. Daí, então, o mapa surge como uma linguagem de suma importância para a vida cotidiana do ser humano.
Em educação, o mapa ocupa um lugar de destaque na Geografia podendo ser utilizado de forma clara para