Cartilha
A FAMÍLIA E A ESCOLA
SANDRA REGINA THEODORO – RA – 179239
MARLI DAVI – RA - 179163
A ESCOLA E A FAMÍLIA PARCELAS ESSENCIAIS NA RESPONSABILIDADE DE PARCERIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INFANTIL.
01
A NECESSIDADE DE UMA POSTURA DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA POR PARTE DA ESCOLA, ACREDITA -SE QUE A SOLUÇÃO PARA TAL EMBATE SEJA ATRAIR A FAMÍLIA PARA ESCOLA.
02
A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS DEVE SER CONSTANTES E CONSCIENTE.
O DEVER DA FAMÍLIA COM PROCESSO DE ESCOLARIDADE E A IMPORTÂNCIA DE SUA PRESENÇA NO CONTEXTO ESCOLAR.
03
A FAMÍLIA É O LUGAR INDISPENSÁVEL PARA GARANTIA DE SOBREVIVÊNCIA E
PROTEÇÃO INTEGRAL DOS FILHOS.
04
A PARTICIPAÇÃO NA VIDA ESCOLAR DOS FILHOS É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O DESEMPENHO DO ALUNO, POIS QUANDO OS PAIS ACOMPANHAM A CRIANÇA EM TODO SEU PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL, ESTÁ SE SENTE VALORIZADA E IMPORTANTE NA VIDA DE SEUS PAIS.
05
A MANEIRA DOS PAIS PARTICIPAREM DESTE PROCESSO , SENDO QUE ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES TORNAM-SE MUITO RELEVANTES COMO O NAS TAREFAS ESCOLARES.
06 A LEI DE DIRETRIZAES E BASES DE EDUCAÇÃO(LEI 9394/96 ) NO ARTIGO 12°ABRANGE OS DEVERES DA FAMÍLIA COMO UMA DAS RESPONSÁVEIS PELO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DA CRIANÇA, BEM COMO A ESCOLA EM CRIAR PROCESSOS DE ARTICULAÇÃO COM A FAMÍLIA , ALÉM DE MANTÊ-LA INFORMADA SOBRE SUA PROPOSTA PEDAGÓGICA E OUTRAS INFORMAÇÕES COMO FREQUÊNCIA E RENDIMENTO DO ALUNO. MAS TAMBÉM DESTACADA ALGUNS PRINCIPIOS NECESSÁRIOS NO PROCESSO EDUCACIONAL DA CRIANÇA.
07
GRAÇAS A LEGISLAÇÃO ÀS RESISTÊNCIAS ESTÃO SENDO COMBATIDAS PARA QUE A FAMÍLIA E A ESCOLA VENHA A SE UNIR NAS DECISÕES ADMINISTRATIVAS E PEDAGÓGICAS, O QUE ACABA FAVORECENDO E FACILITANDO A EDUCAÇÃO DOS ALUNOS.
08
O PAPEL DA FAMÍLIA E DA ESCOLA COMO DUAS INSTITUIÇÕES COM IMPORTANTES RESPONSABILIDADE EDUCACIONAIS E DE FORMAÇÃO DO EDUCANDO NADA MELHOR DO QUE TAIS INSTITUIÇÕES