Cartilha Parasitologia
DISCENTES DE NUTRIÇÃO
Daiane Pontes Bezerra
Fharlley Lohann De Medeiros Rodrigues Da Silva
Luis César De Medeiros
Mikaella Hayanne Medeiros Dos Santos
Thâmara Samara Oliveira Pereira
DOCENTE
Maria Cecília Farias dos Santos
Teníase
Apesar de ser a tênia popularmente conhecida como solitária, indicando que um hospedeiro alberga apenas um parasito, na prática não se observa uma pessoa infectada com mais de uma tênia. Devido ao longo período em a T. Solium ou T. saginata parasita o homem, eles podem causar fenômenos tóxicos alérgicos , através de substancias excretadas, provocar hemorragias através da fixação da mucosa e produzir inflamação.
Sintomas
Tonturas, astenia, apetite excessivo, náuseas, vômitos, alargamento do abdômen, dores de intensidades variadas em regiões diferentes do estômago, perda de peso são alguns sintomas observados em relação, flatulência, mal estar gástrico.
Tratamento
Principalmente, utilização de niclosamida. Podem ser usadas outras drogas alternativas, como diclorofeno, mebendazol, etc. Substâncias laxantes são pouco eficazes contra as tênias, principalmente no caso da Taenia solium. A fixação do escólex no intestino é tão eficiente que, muitas vezes, apesar de o verme ser eliminado quase por inteiro, essa estrutura se mantém e origina novas proglótides.
Forma de Transmissão
Quando as pessoas comem carnes de boi ou de porco com larvas desse parasito, carnes mal passadas, alimentos crus contaminados.
Cisticercose
É uma doença causada pelo crescimento de larvas da tênia (cisticercose) no corpo de humanos ou de animais. Acomete além de humanos, os bovinos e suínos, e outros mamíferos como cães, gatos e ovinos.
Sintomas
Quando o cisticerco se localiza no cérebro, causando a chamada ‘‘neurocisticercose’’, ocorrem dores de cabeças contínuas, convulsões, sintomas de loucura. Quando se localiza na musculatura ou na coluna, ocorrem dores, dificuldade de andar. Quando