CARTEL
Módulo: II
Atividade:
Título: Consequências de um cartel
Aluno:
Disciplina: INTRODUÇÃO A ECONOMIA
Turma: 419
Introdução
Um cartel é um grupo de empresas que formalizam um acordo de atuação no mercado de forma coordenada, visando atender interesses comuns a estes. Falaremos a seguir quais as principais características do Cartel, os danos a sociedade, quais os setores de maior incidência de Carteis.
Além disso será abordado as leis que nosso pais possuem para lidar com os cartéis, dando ênfase no CADE e sua forma e importância de atuação. E por fim abordaremos a teoria dos jogos, como funciona e suas possibilidades de aplicação.
Principais características do cartel
A principal característica dos carteis são os prejuízos que causam aos consumidores e apresentam efeitos perniciosos sobre a eficiência econômica. Um cartel bem sucedido eleva o preço acima do nível competitivo e reduz a produção.
Os danos à sociedade e aos mecanismos de mercado são expressivos, e ocorrem porque se alguém quiser adquirir o produto neste mercado cartelizado deverá entregar parte do seu excedente do consumidor aos donos dos cartéis. Se optar por não comprar o bem, deixará de consumir um produto que deseja. Qual for a decisão o consumidor sempre estará em pior situação.
Entretanto, não é fácil quantificar estes efeitos. Ela necessitaria de uma comparação da situação vigente no mercado, sob o cartel, com aquela que existiria em um mercado competitivo hipotético. As agências de competição usualmente não fazem tal cálculo, por ser difícil de ser feito ou porque as suas leis usualmente não o exigem.
Dentro de inúmeros setores na economia do nosso país, existem alguns deles em que a incidência de cartéis se torna mais favorável. O primeiro deles são setores com estrutura oligopolizada, que são aqueles que possuem poucos agentes econômicos no lado da produção, facilitando assim a formação de um cartel, pois quando menor a quantidade de