cartel
CARTÉIS
COMPONENTES DO GRUPO
ANELINA RAMOS
MELINE GOMES
EUSTAQUIO CORDEIRO
LEONARDO LUIZ
GUSTAVO FERREIRA
ANTES DOS ESCRITOS
Antes que se discorra sobre os carteis necessário se faz a definição do termo oligopólio, uma vez que o cartel é uma de suas formas.
Na economia, Oligopólio (do grego oligos, poucos +- polens, vender) é uma forma de mercado na qual um pequeno grupo de empresas promove o domínio de determinada oferta de produtos e ou serviços. Corresponde a uma estrutura de mercado de concorrência imperfeita, no qual o mercado é controlado por um número reduzido de empresas, de tal forma que cada uma tem que considerar os comportamentos e as reações das outras quando toma decisões de mercado.
No oligopólio, os bens produzidos podem ser homogéneos ou apresentar alguma diferenciação sendo que, geralmente, a concorrência se efetua mais ao nível de factores como a qualidade, o serviço pós-venda, a fidelização ou a imagem, e não tanto ao nível do preço.
As causas típicas do aparecimento de mercados oligopolistas são a escala mínima de eficiência e características da procura. Em tais mercados existe ainda alguma concorrência, mas as quantidades produzidas são menores e os preços maiores do que nos mercados concorrenciais, ainda que relativamente ao monopólio as quantidades sejam superiores e os preços menores.
BREVE HISTÓRICO SOBRE CARTÉIS
No final do século XIX, alguns países europeus (como a Inglaterra, França e Alemanha) tiveram uma aceleração na industrialização e, consequentemente, uma ascensão na concentração de capital. Após a Grande Depressão capitalista, entre 1880 e 1896, as empresas e as indústrias passaram a concentrar capital e formar os grandes monopólios. Ou seja, com a concorrência entre as empresas, somente as mais fortes prevaleceram e incorporaram as pequenas empresas, formando, assim, as grandes indústrias.
Com a formação dos