Cartel e o impacto na economia
Título: Cartel e o impacto na economia
Disciplina: Economia Turma: 80
Introdução
Cartéis são acordos estabelecidos entre empresas de um mesmo setor de mercado. No centro das negociações está o estabelecimento de preços e quantidades a serem produzidas de um determinado produto, o que pode fazer com que outros competidores sejam prejudicados, que o preço seja levado ao mercado acima da capacidade ou nível competitivo, além de restringir a oferta aos consumidores.
Com preços elevados acima do padrão, os consumidores têm a alternativa de abrir mão da aquisição do bem ou pagar o necessário, transferindo assim riqueza indevida aos produtores.
Setores com maior incidência de cartéis
Em pesquisa exploratória foi possível identificar setores com alta incidência de formação de cartel, entre eles o mercado brasileiro de peróxido de hidrogênio, substância utilizada no setor têxtil e de papel e celulose, neste caso o Cade impôs multas que somam 16,3 milhões de reais a pessoas físicas que participaram do cartel (a prática de cartel ocorreu entre 1995 e 2004).
O setor de cimento foi recentemente descoberto, 7 empresas participavam da ação e a estimativa do Cade é que a manipulação de preços feita pelo cartel tenha causado prejuízo de R$ 1,5 bilhão aos consumidores anualmente.
O mercado de leite pasteurizado tipo C também foi alvo da Justiça, as empresas eram Elegê Alimentos (atual BRF Brasil Foods), Cooperativa Sul-Rio Grandense de Laticínios (Cosulati), Cooperativa dos Pequenos Agricultores e Produtores de Leite da Região Sul (Coopal), Indústria de Laticínios Santa Silvana, Thurmer & Leitzke. Neste caso a operação jogou para baixo o preço do produto, colocando-o a patamares inferiores ao custo de produção para que outros produtores fossem prejudicados e forçados a abandonar o mercado. Tal procedimento caracteriza além de cartel, Dumping.
O cartel dos combustíveis também está no hall dos casos no país, em 2008 a operação Mão