Cartel na economia e suas consequências
A definição de Cartel é quando um grupo de empresas concorrentes se junta para combinar entre elas os preços a ser cobrados por um produto determinado, sua criação teve início na Segunda Revolução Industrial.
Principais características do cartel
Os Cartéis por características é prejudicial à concorrência, pois ao combinar o preço entre as empresas o consumidor perde o poder de pesquisar e comprar o menor preço. Assim o cartel prejudica a economia como um todo, pois com ganhos garantidos a empresas entram numa zona de conforto que impede criação e inovação.
As características complementares do cartel é divisão territorial dos mercados, controle das matérias-primas, determinação do volume de produção e equiparação dos preços de venda.
Importância do CADE
A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) é uma autarquia federal brasileira que tem como objetivo orientar, fiscalizar, prevenir e apurar abusos do poder econômico.
O principal exemplo de não aprovação de compra do CADE é a compra da Garoto Chocolates pelas Nestle em 2002.
Possibilidade de aplicação da teoria dos jogos
O conhecimento da existência do Cartel e as formas de fiscalização são importantes para que não ocorra na teoria dos jogos. Ao saber que existem meios de identificar e barrar os carteis também ocorre à inibição de realizar novos carteis.
Conclusão
O cartel como já foi dito é prejudicial à economia e sua pratica deve ser combatida sempre. Privilegiar alguns não é coerente com uma economia de mercado livre; aonde a concorrência, inovação e criação devem imperar como princípios fundamentais.
Referências bibliográficas
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u80310.shtml http://pt.wikipedia.org/wiki/Cartel http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/carteis-mexico/carteis-mexico.shtml
http://meexplica.com/2013/08/o-que-e-o-cartel-do-metro/