Cartas e mapas
Conceitos de cartas:
É a representação, em escala, sobre um plano dos acidentes naturais e artificiais da superfície terrestre de forma mensurável, mostrando suas posições planimétricas e altimétricas. A posição altimétrica ou relevo é normalmente determinado por curvas de nível, com as cotas referidas ao nível do mar.
Assim, carta é o documento que representa, de forma sistemática, geralmente em escalas entre 1:100.000 e 1:25.000, a superfície terrestre por meio de projeções cartográficas.
Características:
- representação plana;
- escala média ou grande;
- desdobramento em folhas articuladas de maneira sistemática;
- limites das folhas constituídos por linhas convencionais, destinada à avaliação precisa de direções, distâncias e localização de pontos, áreas e detalhes.
Tipos de cartas:
Cartas Planialtimétricas.
A representação planimétrica pode ser dividida em duas partes, de acordo com os elementos que cobrem a superfície do solo, ou sejam, físicos ou naturais e culturais ou artificiais.
Os primeiros correpondem principalmente à hidrografia e vegetação, os segundos decorrem da ocupação humana, sistema viário, construções, limites político ou administrativos etc.
Cartas Topográficas sobrepõe a representação planimétrica e altimétrica dos objectos geográficos componentes do espaço natural e construído. A representação para além dos objectos reais, faz-se também para os objectos virtuais. A aquisição dos dados é feita por detecção remota e levantamento aero -fotogramétrico, em escalas de altitude variável relacionadas com a escala cartográfica que se pretende. As imagens fotográficas são ortoprojectadas e estereo – restituídas em desenho a traço de acordo com as convenções de representação cartográfica.
Conceito de Mapas
São representações gráficas feitas geralmente em uma superfície plana (como papel), com a finalidade de apresentar informações da realidade; eles fazem parte da humanidade desde os tempos remotos.